Quantidade de Páginas visitadas

A Escola Estadual Sagrada Família,

Surgiu da necessidade de se oferecer o Ensino Fundamental completo na escola dirigida pela Congregação das Irmãs da Sagrada Família, desde o início de 1936. De escola particular paroquial evoluiu para o âmbito estadual em 1965 e em 1992 foi municipalizada.

A partir de 1990, com a morte de Irmã Christina P. StavinsKi em 05 de agosto, então diretora da escola, foi designada para assumir a direção da escola a Irmã Maria das Dores Ramos, em 30 de agosto do decorrente ano.

Como a escola estava em estado degradante devido os estragos causados por cupim (prédio de madeira), iniciou-se a construção de novas salas em parceria com APMF e Congregação. Com as novas salas construídas, foi demolida as salas de madeira e reforçada a parte inferior com alvenaria, para sustentar as novas que foram sendo construídas gradativamente. Assim, foi possível implantar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, que foi autorizada a funcionar pela resolução 5.503/94 de 11/11/1994, ficando oficialmente inaugurada a abertura de duas turmas de 5ª série para início de 1995 (uma no período da manhã e outra no período da tarde). Dessa forma, tivemos:

Primeira Diretora:
Ir. Maria das Dores Ramos;

Primeiras Pedagogas:

Rosalba Maria Ramalho Carvalho;
Alba Christina P. Bassani;

Primeiros Professores:
Dircilene S. Sene Pimentel;
Aparecida de F. R. Dos Santos;
Pedra Staut; Giovana Fagundes;
Selma Aparecida da Silva;
Lorilene B. L. De Morais;
Marieli Bassani de Carvalho;
Primeiros Funcionários: Lucélia Maria de Carvalho;
Edna Baldívia;
Claudemira de jesus Galvão;

Em fevereiro de 1996, assume a Direção da escola a Irmã Ignez Tokarski que dá prosseguimento à construção das salas, totalizando 6 salas de aula, 1 sala para biblioteca e secretaria.

No ano de 2004, a Irmã Maria retorna à Siqueira Campos e reassume a direção, buscando melhorias nos espaços e reorganizando internamente os trabalhos na escola. Após algumas mudanças e trocas de salas, como por exemplo: a secretaria, que até então estava no pavimento superior, é trazida para a parte de baixo, melhorando o atendimento aos pais e comunidade, ficando melhor localizada no térreo. Liberando assim, o espaço para fixar a sala da Direção e, onde era a Direção, ficou reservada para Equipe Pedagógica. A sala dos professores, no entanto, ocupa hoje o espaço que foi destinado às primeiras turmas de 5ª séries. Atualmente, nossa escola se destaca por apresentar uma ótima estrutura física e organização interna.

Em 2004 foi construída a quadra de esportes (coberta e fechada). Em 2006, foi ampliada a área coberta da cozinha da merenda. No ano seguinte, em 2007, em parceria com a Central Geral do Dízimo, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Prefeitura Municipal, foi construído o Refeitório para comportar 200 alunos. Em 2009, foi ampliada a Biblioteca e instalado o Laboratório de Informática no pavimento térreo.

Em 2011 e 2012, para atender o pedido da comunidade local pelo Ensino Médio, foi construído em parceria com Prefeitura e APMF, mais 4 salas, destinadas ao Laboratório de Biologia / Física e outras atividades, além da Sala Multimeios, inaugurada em Fevereiro de 2012.

Em 2013 passou de Escola para Colégio, ofertando também o Ensino Médio, de forma gradativa, com  uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde. Atualmente a escola atende 365 alunos do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Médio, 30 professores, 2 pedagogos e 08 funcionários.







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito