Quantidade de Páginas visitadas

      Neste dia 07/05, nas dependências do CESF, foi realizado nos períodos matutino e vespertino, a simulação do abandono de prédio, conforme estabelecido em Calendário Escolar pelo Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola. Esta simulação contou com a participação de toda a comunidade escolar desse colégio, incluindo os alunos e professores da Escola Municipal São Francisco de Assis – EIEF.

A simulação de hoje ficou sob responsabilidade da diretora Irmã Maria das Dores Ramos, que preferiu não especificar a data e horário da simulação, surpreendendo uma grande parcela dos envolvidos, principalmente os alunos da escola muncipal. O intuito era perceber como todos se manifestariam em uma situação real que exigisse a evacuação rápida do local. O tempo utilizado para este exercício no período da manhã foi de 1 min e 34 segundos para os alunos do Estado e 3 minutos e 26 segundos para alunos do Município, na primeira tentativa.  

Devido o fato dos alunos do Município terem de baixa faixa etária e não conhecerem o treinamento, muitos ficaram assustados e por isso, o exercício foi repetido. Assim, o tempo caiu para 1 min e 29 segundos para o Estado e de 58 segundos para os alunos do Município. No período da tarde, os alunos do Estado conseguiram fazer a simulação em 1 min e 45 segundos e os alunos do Município em 1 min e 23 e segundos, também considerado um bom tempo.

O Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola objetiva incentivar atitudes de prevenção de riscos e incêndios, assim como promover consciencitização e mudança de comportamento de alunos, professores, professores e demais funcionários que atuam no ambiente escolar.    

A escola é um local oportuno para este tema ser trabalhado, visto a grande participação dos alunos, os quais levam para dentro de suas casas,  os hábitos e atitudes de prevenção, mobilizando e influenciando  seus familiares e demais pessoas de toda a comunidade. Desta forma, podemos dizer que a Brigada Escolar possibilita também ações mais seguras e direcionadas diante de possíveis sinistros e desastres os quais todos estamos submetidos. Nossos alunos hoje, apresentam potencial para serem multiplicadores de medidas preventivas e isso, é um grande avanço social. 

Conheça um pouco mais do Programa AQUI





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito